sexta-feira, 1 de março de 2013

Artigo 4: MICROFONIA (parte 2) - O Nascimento da música


Autor: Bruno Pereira

Há quatro meses tomei conhecimento de uma das notícias mais importante e esperada da minha vida, e de lá pra cá muito tem sido pouco, e pouco tem sido muito. Novas ideias cercam a cabeça, novas buscas se iniciam a cada ideia, novos pontos de vista são desenvolvidos para os mesmos objetos e ainda tem aquela inspiração contínua de compor e pensar que é tão desejada por muitos.O nascimento de uma música para mim acontece na maioria das vezes de forma misteriosa, um ruído, uma voz qualquer, uma cor, tudo pode incitar a primeira palavra. Lembro-me de uma noite onde assistia aula de Sociolinguística e subitamente comecei a balbuciar alguns sons, no mesmo instante do balbucio tomei a mão meu celular e acionei o gravador de voz repeti o balbucio e o gravei para não perder a ideia, chegando em casa, peguei o meu violão e me pus a ouvir a gravação dos balbucios e encontrei as notas desses sons no violão, fiz a melodia e a guardei. Hoje essa melodia é a base de uma das músicas novas do nosso segundo cd.


 


Presenciar o nascimento de uma música é algo singular de mais para eu conseguir explicar com uma dúzia de palavras, mas com o tempo percebe-se que a música está em todo lugar, e pode ser retirada de tudo, percebe-se ainda que há um processo musical onde a música aparentemente se inicia, se desenvolve aperfeiçoa-se e por fim se imortaliza, fazer música é um dom prazeroso e praticamente nada se compara a isso.
Relembrando o assunto do primeiro parágrafo, há quatro meses descobri que seria pai, e daquele momento em diante senti que havia recebido através do nascimento do meu filho a minha obra mais bonita, a música que eu sempre desejei ter feito. Sem sombra de dúvida os quatro ventos sabem da minha gritante vontade de ser pai, e o quanto essa criança foi aguardada. Aprendi um pouco sobre música durante a minha vida. E hoje percebo o significado de um jargão popular que diz: a voz de um filho é como música para os ouvidos de um pai. 



Ouçam mais músicas, ouçam mais seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário